NovAmérica

Faça a Diferença

Em busca do desenvolvimento

Filtros e o Meio Ambiente Helena Millani
Enfermeira
Saúde do Trabalho
14 anos de NovAmérica
Unidade de Tarumã

De uma família típica mineira formada por mãe, papai e sete filhos, a enfermeira Helena Millani cresceu no município de Capetinga cercada por valores baseados na honestidade, na ética, no trabalho duro e, principalmente, no conhecimento alcançado através dos estudos.

Embora seus pais tenham estudado apenas até o quarto ano primário, o que mais eles priorizavam era ensino dos filhos. "Uma das minhas lembranças mais antigas é do meu pai nos presenteando com livros, e ele mesmo era quem lia quando ainda éramos pequenos", contou Helena.

Ela sempre lembra do conselho deles: "Vocês tem que estudar, a modernidade vai chegar, as máquinas já estão aí e vocês precisam estar preparados para as mudanças. Estudando jamais faltará emprego. Hoje percebo o quanto isso foi importante, pois além de visionários eles foram, sem dúvida, grandes pais".

Segundo a enfermeira, naquela época também não existiam cursinhos preparatórios, então isso era mais um incentivo para que ela e os irmãos levassem os estudos a sério para que lá na frente conseguissem ingressar na universidade. E foi o que aconteceu, todos os sete filhos do senhor João Bernardes Filho e da senhora Luzia Cândida Faleiros Bernardes se formaram em universidades estaduais ou federais.

A partir daí não pararam mais. Quase todos os irmãos de Helena tem mais de um curso de graduação e inúmeras especializações. "Eu fui a única a estudar fora do estado de Minas Gerais e me formei em enfermagem pela USP (Universidade do Estado de São Paulo) de Ribeirão Preto".

Ainda conta que, "mesmo depois de entrarmos na faculdade tínhamos que ser disciplinados. Aliado aos estudos em período integral, pois não havia cursos noturnos, tínhamos que dividir o tempo com o trabalho nas horas vagas para nos manter financeiramente".

Helena se formou na década de 80 e deu início às especializações, sendo oito no total. Começou a trabalhar na NovAmérica em 1998 e, desde então, já concluiu dois cursos de língua estrangeira, inglês e espanhol, um MBA voltado para a área de agronegócios, um mestrado, está concluindo o doutorado e pretende, posteriormente, fazer um Pós-Doutorado.

"Tenho muito a agradecer a NovAmérica, por ter entendido e valorizado a minha necessidade de aprimoramento, tenho sede de conhecimento e busco sempre honrar os ensinamentos e valores dos meus pais. Busco incentivar todas as pessoas a minha volta, no meu ambiente de trabalho e também os meus alunos, pois leciono há 20 anos."



Mais uma conquista

A enfermeira Helena Millani está para lançar o livro "Para além da porta" pela editora Equilíbrio de Piracicaba/SP. Com base em sua experiência profissional ela apresenta um estudo de caso dos familiares de dependentes químicos e afirma não visar lucros com a obra o revertendo para casa de recuperação.
CPF Inválido
Endereço não encontrado para o CEP